MISSÃO E VALORES
O Gabinete do Cidadão tem como missão dar voz aos cidadãos enquanto agentes ativos e responsáveis detentores de Direitos e Deveres, numa lógica de mediação e diálogo num enquadramento institucional.
Constituí igualmente um espaço de acolhimento, de informação e atendimento, em que o profissional Assistente Social assume um papel de mediação e capacitação da(o) cidadã(o) no acesso aos cuidados de saúde e às estruturas de apoio social.
A (O) Cidadã(o) pode, ainda, dirigir-se ao Gabinete do Cidadão para obter esclarecimentos, informações e para apresentar, registar e acompanhar o tratamento das suas Exposições.
As Exposições podem ser apresentadas através dos seguintes meios:
- Atendimento personalizado no Gabinete do Cidadão, pela Assistente Social, no horário entre as 08h30 e as 18h00;
- Por carta dirigida ao Hospital Ovar – Dr. Francisco Zagalo: Av. Dr. Nunes da Silva, 3880-113 Ovar;
- Por Correio Eletrónico: gabinetecidadao@hovar.min-saude.pt;
- Registo no Livro Amarelo, disponível nos Serviços: Serviço de Admissão de Doentes, Gabinete do Cidadão e Unidade de Convalescença.
Como apresentar uma Exposição:
- Independentemente do meio que venha a utilizar e de modo a permitir o contacto correto e célere no tratamento, a Exposição deverá conter os seguintes dados:
- Nome completo;
- Nome do Cidadã(o) (sempre que o exponente for diferente do utente a que se refere a Exposição);
- Morada completa (incluindo o código postal com os 7 dígitos);
- Telefone/Telemóvel;
- Nº Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão.
Sugestão de texto a apresentar na Exposição:
- Quando aconteceu (data e hora);
- Onde aconteceu (Serviço ou Serviços do Hospital);
- Com quem aconteceu (grupo profissional);
- Como aconteceu (resumo).