Projeto de Desmaterialização do Hospital de Ovar vence Prémio Saúde Sustentável

O galardão foi revelado numa cerimónia que contou com a presença da secretária de Estado adjunta e da Saúde, Jamila Madeira.

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) venceu a categoria “Cuidados Hospitalares” do Prémio Saúde Sustentável 2019, com o seu projeto de desmaterialização de registos e processos, em curso há cerca de dois anos designado por HOSP: Hospital de Ovar sem Papel.

“O prémio é acima de tudo dedicado ao esforço de todos os profissionais desta instituição que abraçaram, com afinco, uma nova cultura de trabalho”, disse o presidente do Conselho Diretivo deste equipamento hospitalar, Luís Miguel Ferreira, visivelmente satisfeito com a conquista do galardão.

“O reconhecimento deste esforço, através da obtenção de um importante prémio, mostra que seguimos no caminho certo, ainda que estejamos conscientes de que muito há ainda a fazer no futuro, não só neste hospital, como também em todo o contexto do Serviço Nacional de Saúde”, salientou ainda Luís Miguel Ferreira.

Os vencedores do Prémio Saúde Sustentável foram revelados no dia 21 de novembro de 2019, numa cerimónia que decorreu no Museu do Oriente em Lisboa, na presença da secretária de Estado adjunta e da Saúde, Jamila Madeira.

A seleção foi feita a partir de um lote de 15 finalistas apurados entre mais de 100 candidaturas. O ex-Presidente da República Jorge Sampaio presidiu ao júri que selecionou os finalistas e os vencedores dos prémios por cinco categorias – “Cuidados Primários”, “Cuidados Hospitalares”, “Cuidados Continuados”, “Projetos Especiais Integrados” e “Prevenção e Promoção da Saúde”.

O “HOSP: Hospital de Ovar Sem Papel” é um projeto-piloto que foi lançado a 04 de outubro de 2017 – numa sessão que contou com a presença (por videoconferência) do então ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes -, visando reduzir a utilização do papel na unidade, privilegiando os registos e processos eletrónicos.

O Prémio Saúde Sustentável – já na sua oitava edição e que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República – é uma iniciativa do Jornal de Negócios e da farmacêutica Sanofi Portugal orientada para a divulgação e incentivo de boas práticas da sustentabilidade da saúde em Portugal.

imagem do post do Projeto de Desmaterialização do Hospital de Ovar vence Prémio Saúde Sustentável