Ir para o conteúdo

Dia Mundial da Fisioterapia com recomendações para o tratamento e prevenção da dor crónica

A “Fisioterapia na Dor Crónica” foi o tema escolhido este ano para as celebrações do Dia Mundial da Fisioterapia.

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar associou-se esta segunda-feira às comemorações do Dia Mundial da Fisioterapia (assinalado anualmente a 08 de setembro). A equipa de fisioterapeutas preparou para o efeito um conjunto de atividades que registou uma significativa adesão.

Na sala de espera do serviço de Pediatria, a fisioterapeuta Cristina Rei desenhou um circuito de jogos tradicionais (jogo da macaca, jogo do galo, circuito de passos em equilíbrio e saltos) que integra todas as etapas chave do desenvolvimento global da criança – controle postural e locomotor, manipulação, visão, audição, integração social, autonomia pessoal e cognição.

Na sala de espera de adultos, a fisioterapeuta Conceição Graça anunciou a comemoração do Dia Mundial da Fisioterapia e enquadrou o exercício terapêutico na evidência aplicada à dor crónica. Explicou aos utentes que “o movimento terapêutico é uma forma importante para tonificar, mobilizar e relaxar fisicamente o corpo, tendo impacto na dor crónica pelo espaçamento das crises dolorosas, bem como melhorar a aptidão para as atividades de vida diária”.

Todos utentes que participaram foram recetivos às iniciativas, tiveram a perceção de bem-estar e valorizaram – com “feedback” positivo – a experiência realizada.

O Dia Mundial da Fisioterapia foi instituído pela Confederação Mundial de Fisioterapia, que engloba mais de 250 mil profissionais em todo o mundo, sendo celebrado desde 1996, todos os anos com um tema diferente. A “Fisioterapia na Dor Crónica” foi o tema deste ano.

 

imagem do post do Dia Mundial da Fisioterapia com recomendações para o tratamento e prevenção da dor crónica
Partilhar: