Secretária de Estado da Saúde apadrinha Unidade de Hospitalização Domiciliária

A secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, marca presença na apresentação pública da Unidade de Hospitalização Domiciliária.

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) arranca este mês com o serviço de hospitalização domiciliária. A apresentação pública do projeto decorre esta segunda-feira, na Escola de Artes e Ofícios de Ovar, contando, entre outras individualidades, com a presença da secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte.

A nova Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) tem por missão contribuir para o melhor nível possível de saúde e bem-estar dos indivíduos da área de abrangência do HFZ-Ovar, que necessitem transitoriamente (ou seja, durante fase aguda ou agudizada da doença) de cuidados de nível hospitalar, oferecendo-lhes um serviço de qualidade com o rigor clinico e a visão holística e humanizada da Medicina Interna, sempre que a permanência no hospital seja prescindível.

Esta UHD conta com uma equipa de 10 elementos que garantem a cobertura médica e de enfermagem, durante 24 horas, todos os dias do ano, inclusive nos feriados e fins-de-semana, em regime de presença física e prevenção.

A hospitalização domiciliária é uma prática recente em Portugal, tendo sido o Hospital Garcia de Orta o primeiro a ter uma unidade com esta valência, um modelo usado em vários países e que traz vantagens, como evitar infeções hospitalares multirresistentes ou reduzir os custos de internamento.

Genericamente, a hospitalização domiciliária serve como uma alternativa ao internamento convencional, mediante assistência contínua, tendo de ter a concordância do doente e da família.
O doente que esteja hospitalizado no domicílio tem acesso aos medicamentos exatamente como se estivesse internado no hospital.

Este modelo de assistência é diferente do apoio social no domicílio que já existe no Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma vez que incide sobre a fase aguda de uma doença ou sobre a agudização da doença crónica.

imagem do post do Secretária de Estado da Saúde apadrinha Unidade de Hospitalização Domiciliária