Hospital celebra protocolo com Agência para a Modernização Administrativa

A cerimónia marcou a apresentação oficial deste novo instrumento como meio preferencial de autenticação no acesso aos dados de saúde.

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) participou na sessão de apresentação “SIMPLEX+ Chave Móvel Digital na Saúde”, que decorreu no, no passado dia 17, auditório do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP, no Parque de Saúde de Lisboa.

A cerimónia – que marcou a apresentação oficial deste novo instrumento como meio preferencial de autenticação no acesso aos dados de saúde – contou com intervenções do secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e da ministra da Saúde, Marta Temido.

Na ocasião, foi celebrado entre o HFZ-Ovar e a Agência para a Modernização Administrativa um protocolo, tendo em vista a disponibilização de autenticação, através de chave móvel digital.

“Como este instrumento, que consideramos fundamental no processo de simplificação e modernização em curso, foi dado mais um passo muito importante na relação das pessoas com os serviços de saúde, através de instrumento digitais”, afirma o presidente do Conselho Diretivo deste hospital, Luís Miguel Ferreira.

O mesmo responsável realça ainda que esta unidade hospitalar “é uma pequena unidade no contexto do Serviço Nacional de Saúde, mas que, nestas áreas, é já uma referência”, dando como exemplos “o trabalho desenvolvido em matéria de desmaterialização com o projeto HOSP (Hospital de Ovar sem Papel) ou na área da robótica com o nosso robot terapêutico ROSA”.

O acesso à “Área do Cidadão” do portal SNS (Serviço Nacional de Saúde) passa ser feito exclusivamente através de chave móvel digital, ou Cartão do Cidadão, tornando-se no primeiro serviço público a condicionar o acesso dos cidadãos à sua plataforma online a este procedimento de autenticação.

A “Área do Cidadão” disponibiliza um conjunto de serviços cada vez mais vastos, que aproximam o SNS ao cidadão, facilitando-lhe a vida e evitando deslocações e filas de espera.

chave movel

imagem do post do Hospital celebra protocolo com Agência para a Modernização Administrativa